ABERTURA DO CONGRESSO

MARIA MAZZARELLO COTTA RIBEIRO (MG) 

Psicóloga. Psicanalista.
Membro do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG). Presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise gestão 2002-2004.
Presidente do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais, gestão 2005-2007.
Diretora Científica, Coordenadora da Formação Psicanalítica e da Clínica Psicanalítica do CPMG.
Redatora da Revista Reverso, publicação do CPMG.

GILDETE LINO DE CARVALHO (BA) 

Psicanalista. Psicóloga. Artista Plástica. Poetisa e escritora. Membro do Círculo Psicanalítico da Bahia

CONFERENCISTAS

"A Psicanálise como Crítica do Contemporâneo"

Christian Dunker 

Psicanalista. Professor Catedrático da USP. Prêmio Jabuti de melhor livro em Psicologia e Psicanálise em 2012 e de segundo melhor livro em Psicologia, Psicanálise e Comportamento em 2016 e por sua atividade como colunista na Revista Mente & Cérebro, na Revista Cult, na RevistaBrasileiros e no Blog da Boitempo Editorial.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Christian_Ingo_Lenz_Dunker



"A Situação da Psicanálise e a Formação do Psicanalista em 2017".

Ricardo Goldenberg 

Nasceu em Buenos Aires, foi aluno da Universidad Federal de Buenos Aires (UBA), membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires entre 1979 e 1983, ano em que emigrou para o Brasil. Atualmente mora em São Paulo, é membro de Apertura (Argentina), tem mestrado em Filosofia (USP) e doutorado em comunicação e semiótica (PUC-SP). Autor de vários artigos e livros como “Círculo Cínico, ou, Caro Lacan. Por que negar a psicanálise aos canalhas” (Rio: Relume-Dumará, 2002); “Política e Psicanálise” (Rio: Zahar, 2006); “Do amor louco e outros amores” (São Paulo: Instituto Langage. 2013). 
https://ricardogoldenberg.com.br



MINI CURSO

"O real, o corpo e o gozo: três pedras nos sapatos dos lacanianos”.

 

Ricardo Goldenberg 

Nasceu em Buenos Aires, foi aluno da Universidad Federal de Buenos Aires (UBA), membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires entre 1979 e 1983, ano em que emigrou para o Brasil. Atualmente mora em São Paulo, é membro de Apertura (Argentina), tem mestrado em Filosofia (USP) e doutorado em comunicação e semiótica (PUC-SP). Autor de vários artigos e livros como “Círculo Cínico, ou, Caro Lacan. Por que negar a psicanálise aos canalhas” (Rio: Relume-Dumará, 2002); “Política e Psicanálise” (Rio: Zahar, 2006); “Do amor louco e outros amores” (São Paulo: Instituto Langage. 2013). 
https://ricardogoldenberg.com.br



PARTICIPANTES DE PAINÉIS

Sexualidade, Gênero e Identidade.

Anchyses Jobim Lopes (RJ) 

Médico e bacharel em Filosofia pela UFRJ. Mestre em Medicina (Psiquiatria) e em Filosofia pela UFRJ. Doutor em Filosofia pela UFRJ. Psicanalista e membro efetivo do Círculo Brasileiro de Psicanálise - Seção Rio de Janeiro (CBP-RJ). Professor do curso de formação psicanalítica do Centro de Estudos Antonio Franco Ribeiro da Silva do CBP-RJ. Supervisor clínico do Centro de Atendimento Psicanalítico do CBP-RJ. Coordenador do Grupo de Trabalho Sobre Transexualidades e Psicanálise do CBP-RJ. Um dos editores da revista Estudos de Psicanálise, do Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP). Presidente do CBP-RJ e ex-Presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP). Ex-professor assistente do quadro principal do Departamento de Psicologia da PUC-RJ e adjunto da Faculdade de Educação da UCP. Professor titular III dos cursos de graduação em psicologia e de especialização em teoria e clínica psicanalítica da UNESA. Autor do livro Estética e Poesia: imagem, metamorfose e tempo trágico, 7 Letras, 1994. Um dos organizadores dos livros: Ofício do psicanalista: formação vs. regulamentação, Casa do Psicólogo, 2009 e Conexões virtuais: diálogos com a psicanálise, Escuta , 2016.
http://www.anchyses.pro.br



Paulo Roberto Ceccarelli (MG) 

Psicólogo; Psicanalista; Doutor em Psicopatologia fundamental e Psicanálise – Universidade de Paris 7 – Diderot; Pós-doutor – Universidade de Paris 7; Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental; Sócio do Circulo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG); Sócio do Circulo Psicanalítico do Pará (CPPA);  Membro da Société de Psychanalyse Freudienne – Paris, França; Professor da PUC- MG; Professor e orientador de pesquisas na Pós-Graduação em Psicologia/UFPA; Professor e orientador de pesquisas do Mestrado de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência/MP, da Faculdade de Medicina da UFMG; Membro do Programa Antártico Brasileiro Diretor científico do Centro de Atenção à Saúde Mental (CESAME: www.cesamebh.com.br); Coordenador o Instituto Mineiro de Sexualidade (IMSEX: www.imsex.com.br); Pesquisador do CNPq.
www.ceccarelli.psc.br
www.cesamebh.com.br

Aurélio Souza (BA) 

Psiquiatra e psicanalista, membro fundador do Espaço Moebius, em Salvador, Bahia. É autor do livro Os discursos na psicanálise (Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008) e de várias outras obras em coautoria, além de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.
http://www.espacomoebius.com.br/

Agressividade, violência, terror e terrorismo.

Maria Angélia Teixeira (BA) 

Psicanalista. Psicóloga. Mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ. Professora associada da Faculdade de Psicologia da UFBA. Membro do Campo Psicanalítico de Salvador e da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano.

Elizabeth Samuel Levy (PA)  

Psicanalista. Presidente do Círculo Psicanalítico do Pará (CPPA), mestra em Psicologia Clínica pela UFPA, docente da Universidade da Amazônia (UNAMA), coordenadora técnica da Clínica de Psicologia da UNAMA. Pesquisadora do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental da UFPA.

Juliana Marques Caldeira Borges (MG)  

Psicanalista. Psicóloga pela UFMG; Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar (CRP-MG); Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pela UFMG; Membro do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG); Presidente do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG) triênio 2014-2017.

Desafios atuais da clínica psicanalítica

Maria Beatriz Jacques Ramos (RS) 

Psicanalista. Membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul (1999); Doutora em Psicologia pela PUCRS (2003). Presidente do Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul (2010-2015) e Coordenadora do Instituto de Estudos de Psicanálise (2015-2017).  Filiada ao Círculo Brasileiro de Psicanálise e a International Federation of Psychoalytic Societies. Um dos organizadores do livro Conexões virtuais: diálogos com a psicanálise (Editora Escuta, São Paulo).

Martin Mezza (BA) 

Psicólogo. Psicanalista. Membro do Círculo Psicanalítico da Bahia e da Apertura Sociedad Psicoanalítica, Buenos Aires, Argentina; Mestre em Saúde Mental Comunitária (UNL, Argentina); Doutorando em Saúde Coletiva, pelo ISC – Instituto de Saúde Coletiva, UFBA.

Ricardo Azevedo Barreto (SE)  

Psicanalista. Presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP) no período de 2014-2017. Psicólogo graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo CEPSIC da Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. Teve experiência de treinamento no Butler Hospital (RI-USA). É um dos editores da revista Estudos de Psicanálise, do Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP). Membro do Círculo Psicanalítico de Sergipe (CPS). Coordenador do Programa de Humanização da Assistência e membro do Conselho Administrativo do Hospital São Lucas em Sergipe. Professor titular da Universidade Tiradentes (UNIT) onde ensina nos cursos de Psicologia e Medicina. Professor de Psicologia em cursos de especialização na área de Odontologia. Um dos organizadores do livro Conexões virtuais: diálogos com a psicanálise (Editora Escuta, São Paulo).

Política, psicanálise e biopolítica.



Arlindo Carlos Pimenta (MG)  

Psiquiatra, Psicanalista. Membro do Circulo Psicanalítico de Minas Gerais e do Campo Lacaniano (AFCL - Secção Belo Horizonte)

Eliana Rodrigues Pereira Mendes (MG) 

Especializada em Psicologia Clínica PUC-MG. Titulada Psicóloga Clínica pelo CRP, seção Minas Gerais. Psicanalista do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais. Presidente do CPMG de 1999/2001 e 2011/2014. Leciona Psicanálise e Cultura no Programa de Formação de psicanalistas no CPMG desde 1990. Faz parte do corpo editorial de Revista Reverso, publicação do CPMG. Delegada do Brasil para a International Federation of Psychoanalytic Societies (IFPS) e editora regional para a América do Sul da revista International Forum of Psychoanalysis editada pela IFPS. Vários artigos publicados em revistas e livros no Brasil e no exterior. Publicou três números da revista International Forum of Psychoanalysis como editora convidada. 

Cibele Prado Barbieri (BA)  

Psicanalista. Psicóloga. Membro do Círculo Psicanalítico da Bahia. Presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise 2006/2008 e atual do Círculo Psicanalítico da Bahia. Editora da Revista Cógito do Círculo Psicanalítico da Bahia (indexada em Index Psi Periódicos, BVS-Psi). Membro do corpo editorial da revista Estudos de Psicanálise do Círculo Brasileiro de Psicanálise. Participação da organização do livro Conexões virtuais: diálogos com a psicanálise (São Paulo: Ed. Escuta, 2016).

PARTICIPANTES DE MESAS SIMULTÂNEAS

Alice Moreira-Pellet (MG)
Ana Carolina Peck Vasconcelos (PA)
Ana Cristina de Araújo Vianna (RS)
Andreza G. de Carvalho (RJ)
Anna Amélia de Faria (BA)
Anna Barbara de Freitas Carneiro (MG)
Bruno dos Santos Oliveira (BA)
Daiane Ribero (BA)
Euremilter Maria Mombach (RS)
Fernanda Nunes Macedo (SE)
Francisco de Assis Duque (RS)
Gabriela Lazarini.(BA)
Isabella Rosa de Oliveira (RS)
José Mauricio da Silva (MG)
Luan Sampaio Silva (PA)
Lucas Dourado Leão (PA)
Luciana Knijnik (RS)
Luís Antônio Franckowiak Pokorski (RS)
Magda Maria Colao (RS)
Maria das Mercês Maia Muribeca (PB)
Maria Melania Wagner F. Pokorski (RS)
Mariluce Silva Almeida Machado (BA)
Michell Alves Ferreira de Mello (RJ)
Noeli Reck Maggi (RS)
Paulo Emanuel Machado (BA)
Paulo Esber Barros (MG)
Priscilla Ribeiro (BA)
Renata Franco Leite (SE)
Robenilson Barreto (PA)
Samantha Moraes Cabral Lobato (PA)
Sara Bezerra Costa Andrade (SE)
Sheila Speck (PE)
Sônia Leão Henriques (MG)
Stetina Trani de Meneses Dacorso (MG)
Vanessa Campos Santoro (MG)
Waleska Farenzena Fochesatto ( RS)
Wânia Suely Santos da Silva (MA)






Apoios: