Conferencista Confirmado

Christian Dunker 

Psicanalista. Professor Catedrático da USP. Prêmio Jabuti de melhor livro em Psicologia e Psicanálise em 2012 e de segundo melhor livro em Psicologia, Psicanálise e Comportamento em 2016 e por sua atividade como colunista na Revista Mente & Cérebro, na Revista Cult, na Revista Brasileiros e no Blog da Boitempo Editorial. https://pt.wikipedia.org/wiki/Christian_Ingo_Lenz_Dunker



Convidados Confirmados

Aurélio Souza

Psiquiatra e psicanalista, membro fundador do Espaço Moebius, em Salvador, Bahia. É autor do livro Os discursos na psicanálise (Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008) e de várias outras obras em coautoria, além de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.


http://www.espacomoebius.com.br/
http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2721&secao=303



Maria Angélia Teixeira

Psicanalista. Psicóloga. Mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ
Professora associada da Faculdade de Psicologia da UFBA. Membro do Campo Psicanalítico de Salvador e da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano.



Participantes dos Painéis

Maria Beatriz Jacques Ramos (RS)

Psicanalista. Membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul (1999); Doutora em Psicologia pela PUCRS (2003). Presidente do Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul (2010-2015) e Coordenadora do Instituto de Estudos de Psicanálise (2015-2017).  Filiada ao Círculo Brasileiro de Psicanálise e a International Federation of Psychoalytic Societies.



Elizabeth Samuel Levy (PA)

Psicanalista. Presidente do Círculo Psicanalítico do Pará (CPPA), mestra em Psicologia Clínica pela UFPA, docente da Universidade da Amazônia (UNAMA), coordenadora técnica da Clínica de Psicologia da UNAMA. Pesquisadora do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental da UFPA. 



Paulo Roberto Ceccarelli (MG)

Psicólogo; Psicanalista; Doutor em Psicopatologia fundamental e Psicanálise – Universidade de Paris 7 – Diderot; Pós-doutor – Universidade de Paris 7; Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental; Sócio do Circulo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG); Sócio do Circulo Psicanalítico do Pará (CPPA);  Membro da Société de Psychanalyse Freudienne – Paris, França; Professor da PUC- MG; Professor e orientador de pesquisas na Pós-Graduação em Psicologia/UFPA; Professor e orientador de pesquisas do Mestrado de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência/MP, da Faculdade de Medicina da UFMG; Membro do Programa Antártico Brasileiro Diretor científico do Centro de Atenção à Saúde Mental (CESAME: www.cesamebh.com.br); Coordenador o Instituto Mineiro de Sexualidade (IMSEX: www.imsex.com.br) ; Pesquisador do CNPq. www.ceccarelli.psc.br; Centro de Atenção à Saúde www.cesamebh.com.br



Martin Mezza (BA)

Psicólogo. Psicanalista. Membro do Círculo Psicanalítico da Bahia e da Apertura Sociedad Psicoanalítica, Buenos Aires, Argentina; Mestre em Saúde Mental Comunitária (UNL, Argentina); Doutorando em Saúde Coletiva, pelo ISC – Instituto de Saúde Coletiva, UFBA.



Anchyses Jobim Lopes (RJ)

Médico e bacharel em ilosofia pela UFRJ. Mestre em Medicina (Psiquiatria) e em Filosofia pela UFRJ. Doutor em Filosofia pela UFRJ. Psicanalista e membro efetivo do Círculo Brasileiro de Psicanálise - Seção Rio de Janeiro (CBP-RJ). Professor do curso de formação psicanalítica do Centro de Estudos Antonio Franco Ribeiro da Silva do CBP-RJ. Supervisor clínico do Centro de Atendimento Psicanalítico do CBP-RJ. Coordenador do Grupo de Trabalho Sobre Transexualidades e Psicanálise do CBP-RJ. Um dos editores da revista Estudos de Psicanálise, do Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP). Presidente do CBP-RJ e ex-Presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP). Ex-professor assistente do quadro principal do Departamento de Psicologia da PUC-RJ e adjunto da Faculdade de Educação da UCP. Professor titular III dos cursos de graduação em psicologia e de especialização em teoria e clínica psicanalítica da UNESA. Autor do livro Estética e Poesia: imagem, metamorfose e tempo trágico, 7 Letras, 1994. Um dos organizadores dos livros: Ofício do psicanalista: formação vs. regulamentação, Casa do Psicólogo, 2009 e Conexões virtuais: diálogos com a psicanálise, Escuta , 2016.



Ricardo Azevedo Barreto (SE)

Psicanalista. Presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP) no período de 2014-2017. Psicólogo graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo CEPSIC da Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. Teve experiência de treinamento no Butler Hospital (RI-USA). É um dos editores da revista Estudos de Psicanálise, do Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP). Membro do Círculo Psicanalítico de Sergipe (CPS) . Coordenador do Programa de Humanização da Assistência e membro do Conselho Administrativo do Hospital  São Lucas em Sergipe. Professor titular da Universidade Tiradentes (UNIT) onde ensina nos cursos de Psicologia e Medicina. Professor de Psicologia em cursos de especialização na área de Odontologia. Um dos organizadores do livro Conexões virtuais: diálogos com a psicanálise (Editora Escuta, São Paulo)



Juliana Marques Caldeira Borges (MG)

Psicanalista. Psicóloga pela UFMG; Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar (CRP-MG); Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pela UFMG; Membro do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG); Presidente do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG) triênio 2014-2017.





Apoios: